terça-feira, 7 de dezembro de 2010

ORIGENS DA ARQUITETURA E DO URBANISMO

Arquitetura
Existem inúmeras definições da palavra arquitetura: a mais conhecida e talvez mais funcional é ―a ciência e a arte de construir. Esta definição é extremamente abrangente, e de certa forma até um pouco confusa. O que é, exatamente, arte? E mesmo a palavra ―ciência?, será que é adequada neste caso? Não seria melhor técnica? Será que se falarmos isso para um leigo, uma pessoa que não estuda arquitetura, esta pessoa seria capaz de entender o que é arquitetura só por essa definição? Ou mais ainda: será que com essa definição, uma pessoa é capaz de olhar para qualquer edificação e discernir qual se trata de arquitetura, e qual seria uma simples construção?
Contudo podemos entender e definir Arquitetura como conhecimento que trata do espaço construido, nao apenas as edificações, mas tambem toda a área de Urbanismo.

Não podemos definir exatamente quando a arquitetura surgiu, assim como não é possível dizer com toda a certeza qual é a data de nascimento da arte, ou da cultura, ou de qualquer produção humana. O mais provável é que a arquitetura tenha surgido a partir do momento em que o homem deixou de andar a esmo pela Terra (quando os humanos ainda eram nômades), e passou a se fixar num local determinado. Isso se deu na Pré-História, em torno de 8.000 a 7.000 a.C.

O surgimento da arquitetura leva necessariamente à constituição de cidades. Não é possível dizer qual foi a primeira cidade, nem quando um agrupamento urbano surgiu pela primeira vez. Mas o que se sabe é que as primeiras cidades surgiram mais ou menos no mesmo período, ao longo das margens do Rio Nilo, na África (onde atualmente é o Egito); e na região chamada de Crescente Fértil, entre os rios Tigre e Eufrates, no Oriente Médio (onde ficam os países Israel, Iraque e Irã). 

Segundo Lewis Mumford, a partir do que foi visto nas escavações arqueológicas, é interessante o fato de que desde os primeiros registros da presença do homem primitivo no mundo, sempre houve uma preocupação espiritual e cerimonial na relação com os mortos, pois o ser humano é o único ser que tem consciência de sua morte. Assim, antes dos vivos terem um local fixo de permanência, os mortos sepultados já o tinham em cavernas, em túmulos coletivos, em covas marcadas por pedras. Estes túmulos constituíam marcos e pontos de encontro para onde os vivos, nômades, sempre retornavam para comungar com seus espíritos ancestrais. Portanto, a primeira vinculação dos seres humanos a um espaço determinado e constante se deu em função das sepulturas de seus antepassados. Assim, Mumford afirma: ―a cidade dos mortos antecede a cidade dos vivos‖(MUMFORD, 1998, p. 13).

Podemos dizer que as primeiras obras que realmente tenham algum destaque na história da arquitetura sejam justamente as que manifestam a relação do ser humano com os mistérios da vida e da morte, com a espiritualidade: templos e túmulos. Neste aspecto, a história da arquitetura é paralela à história da arte: em muitas destas cavernas, eram encontradas pinturas rupestres nas paredes, além de restos mortais de antepassados. Pouco se sabe sobre a real função destas inscrições e figuras nas ásperas paredes de pedras, mas aceita-se que tenham uma função simbólica em ritos e cerimoniais espirituais. Embora a maior parte dos sítios arqueológicos primitivos que conhecemos estejam localizados na região que descrevemos na página anterior, alguns dos exemplos mais significativos destas pinturas rupestres encontram-se na Europa. Um exemplo destas cavernas é a Caverna de Lascaux, que se encontra em Bordeaux, uma região na França. As inscrições rupestres datam de cerca de 17.000 anos atrás.
2, embora não se possa precisar com exatidão, com o surgimento da técnica de plantar e colher alimentos – a agricultura. Antes disso, os grupos de seres humanos viviam da caça e da coleta de alimentos, como nozes e frutas, e não tinham um local de residência fixa.
. Uma palavra que a maior parte das pessoas conhece e utiliza (ou já utilizou) no cotidiano, porém se formos perguntar por aí o que se entende por ―arquitetura, ou, principalmente, qual é a diferença entre arquitetura e construção, veremos que logo as dúvidas começam a surgir. No caso de estudantes do curso de Arquitetura como nós, que já começamos a estudar algumas disciplinas e reconhecer algumas particularidades da nossa futura profissão, a necessidade de entender o que é arquitetura coloca-se de forma ainda mais premente.


Priscila H. Profª e Arquiteta da UNICSUL

Um comentário:

  1. Gostei de ver, Gustavo! Uma boa maneira de estudar. Só evite o velho Ctrl+C Ctrl+V! Com certeza se você reescrevesse o texto com suas próprias palavras, a eficácia desse método de estudo fica bem melhor, pq aí você realmente absorve o que leu...

    ResponderExcluir